Lula afirma que, caso Trump imponha tarifas ao Brasil, haverá reciprocidade

Imagem – Crédito: Terra

Redação Interior Notícia

Nacional – O presidente Lula afirmou nesta quinta-feira (30) que, caso Donald Trump, presidente dos EUA, aumente as tarifas sobre produtos brasileiros, o Brasil adotará medidas recíprocas, taxando produtos exportados para os Estados Unidos. “Simples, não tem nenhuma dificuldade”, disse ele.

O que aconteceu
O presidente minimizou o impacto nas relações comerciais, destacando que a exportação brasileira para os EUA não é tão significativa quanto se imagina, girando em torno de US$ 45 bilhões. “Precisamos manter e melhorar essa relação”, afirmou.

Lula também mencionou que não prevê contato direto com o presidente norte-americano no início de seu governo. “Acho que não há interesse da minha parte nem da parte dele”, comentou.

Lula afirmou que Trump “precisa apenas respeitar a soberania dos outros países”. “Ele foi eleito para governar os EUA, e eu fui eleito para governar o Brasil. É uma questão de civilidade. Ignorar o Acordo de Paris e não financiar a OMS [Organização Mundial da Saúde] é um retrocesso para a civilização humana.”

Trump não é esperado na COP30, no Pará. Ele deve ser convidado, mas o republicano costuma evitar debates e discussões sobre mudanças climáticas. Eles provavelmente se encontrarão em reuniões da ONU (Organização das Nações Unidas). “Isso se ele não desistir da ONU também”, provocou Lula.

📲 Participe do nosso canal Interior Notícia no WhatsApp!