O Hospital das Clínicas de Marília entra na segunda fase de seu desenvolvimento, priorizando a otimização e a eficiência.

Imagem – Crédito: Divulgação

Redação Interior Notícia

Marília – Profissionais do Hospital Sírio-Libanês estão transmitindo suas técnicas de otimização de processos aos colaboradores do HCFAMEMA, como parte da Fase 2 do Projeto Lean.

Nos dias 28 e 29 de janeiro, o Hospital das Clínicas de Marília (HCFAMEMA) recebeu a visita de dois especialistas do Hospital Sírio-Libanês: a médica cirurgiã geral, doutora Jhennyfer Bortiza, e o engenheiro de produção, Wendell Guilherme do Prado. Eles vieram apresentar os resultados preliminares da Fase 2 do Projeto Lean – Transformação nos Hospitais, e compartilhar as metodologias Makigami e mapeamento AS IS com os colaboradores da instituição.

Desde novembro de 2024, a Fase 2 do projeto está sendo implementada com o objetivo de integrar os setores de Pronto Socorro, Unidades de Internação, Unidades de Terapia Intensiva e Centro Cirúrgico, gerando sinergia para otimizar o atendimento e o fluxo de trabalho. As metodologias 5S e 5W2H foram aplicadas, visando a organização, padronização e eficiência do ambiente hospitalar.

Durante o encontro, a doutora Jhennyfer e Wendell apresentaram as técnicas do Makigami e do mapeamento AS IS, que visam aprimorar a gestão de fluxos dentro do hospital, reduzindo desperdícios e aumentando a produtividade. Essas metodologias ensinam os colaboradores a analisar e otimizar os processos de forma estratégica.

O Projeto Lean, promovido pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, Beneficência Portuguesa de São Paulo e Hospital Moinhos de Vento. Seu principal objetivo é reduzir a superlotação dos hospitais, melhorando a qualidade dos serviços prestados aos pacientes através da otimização de processos.

📲 Participe do nosso canal Interior Notícia no WhatsApp!